CFESS apoia o movimento virtual “24h de combate à homofobia”

Mobilização ocorrerá neste sábado, 18 de setembro, em Brasília



Reafirmar o projeto ético-político profissional e os compromissos dos/as assistentes sociais na defesa dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT)  é uma das frentes de atuação do CFESS. Nesse sentido, o Conselho Federal apóia e divulga o movimento 24h sem homofobia, que tem como objetivo chamar a atenção para a tomada de consciência a respeito das ações que estão sendo realizadas ou não, em relação aos direitos LGBT no Congresso Nacional.

"Tem como objetivo também mobilizar seguimentos, organizações e a população em geral, para que pautem o assunto em suas casas, locais de trabalho e demais espaços de convivência – dos bares às igrejas – multiplicando informações sobre a temática, de forma a sensibilizar a sociedade", diz a nota disponível no site do movimento.

A ideia da campanha é que, durante 24 horas, do dia 18 para o dia 19 de setembro de 2010, as pessoas disponibilizem seu tempo para a realização de ações para socializar o tema com a população. Uma das sugestões da campanha é instigar que as eleitoras e eleitores realizem uma pesquisa sobre as candidatas e os candidatos de seu município, buscando se informar sobre quem defende, de forma comprometida e declarada, a cidadania LGBT", informa a nota dos organizadores.

O CFESS, em mais uma iniciativa de apoio e fortalecimento dos Direitos Humanos, está firme na luta pelos direitos LGBT e, por isso, se une ao Movimento. "A liberdade de orientação e expressão sexual e a identidade de gênero são dimensões da diversidade humana e, portanto, integram a agenda de luta do Serviço Social brasileiro. O trabalho do CFESS sempre esteve orientado na perspectiva da defesa intransigente dos direitos humanos, articulado à critica à sociabilidade capitalista, que promove formas de reprodução da opressão, dentre muitas outras, por orientação sexual. Continuaremos lutando para que a população LGBT seja respeitada e tenha seus direitos fortalecidos", defende a conselheira do CFESS Silvana Mara de Morais., coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do Conselho Federal.

Desde 2006, quando o Conjunto CFESS-CRESS lançou a campanha pela liberdade de orientação e expressão sexual, em parceria com as entidades políticas LGBT, e publicou a Resolução 489/2006, "que estabelece normas vedando condutas discriminatórias ou preconceituosas, por orientação e expressão sexual por pessoas do mesmo sexo, no exercício profissional do assistente social", o CFESS tem acompanhado as demandas desses sujeitos coletivos e apoiado ações que contribuam para superar preconceitos e violações de direitos.

Em 2010, o Conselho Federal, além de adotar o manual de comunicação LGBT, participou da Marcha Nacional Contra a Homofobia em Brasília e da Parada LGBT de Florianópolis (SC). Alem disso, divulgou um Manifesto em comemoração ao dia nacional da Visibilidade Lésbica e ao dia internacional do Orgulho LGBT. Em agosto, o CFESS recebeu o Prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBT, entregue pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG).

A origem da CampanhaA Campanha 24h de Combate à Homofobia é um movimento virtual que nasceu incentivado pelos avanços nas legislações da Argentina e Uruguai e pelos recentes casos de homofobias, que fazem do Brasil o campeão do mundo em crimes de homofóbicos.

Em Brasília, no dia 18 de setembro, na FUNARTE, será realizada uma manifestação cultural e política que marcará o lançamento oficial da Campanha, com manifestações culturais diversas e bate‐papo com representantes do governo, de organismos internacionais, da sociedade civil e candidatos. O evento contará com a participação de Angélica Ivo e Marco José Duarte, mãe e primo do jovem Alexandre Ivo, que recentemente se tornou mais uma vítima dos crimes de ódio, motivado pela homofobia, ao ser espancado e morto em São Gonçalo, RJ. Contará também com a presença da atriz Liliana Castro, a "Filomena", da novela "Ribeirão do Tempo" e do ator global Gilvan Oliveira, "Madrugadinha", de Tempos Modenos, além de artistas de Brasília.
As apresentações musicais ficarão a cargo das bandas Hotel Onda, Watson e Sacassaia. Os debates, que serão disponibilizados em tempo real, através do site www.24horasecombateahomofobia.com.br, terão como temas: "Homofobias: Direitos Humanos e Políticas Públicas", "Homofobias em suas Especificidades" e "Propostas de governo voltadas para a Cidadania LGBT".

Veja mais sobre a Campanha em www.24horasdecombateahomofobia.com.br

E leia também:
CFESS Manifesta Dia da Visibilidade Lésbica
CFESS Manifesta Dia Internacional do Orgulho LGBT

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta – 2008/2011
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF - 7823
Rafael Werkema - JP/MG - 11732
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembrem-se: comentários anônimos não podem ser respondidos.
Caso necessite, entre em contato com a gente via e-mail ou clique aqui

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Connect With Us

Text Widget

Archive

Labels

Links

?">RSS'); document.write('
?max-results=5">Featured Post 1'); document.write("?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Advertise

Com cerca de 82 mil profissionais em todo o Brasil, a PL 5278/2009 prevê a fixação de um piso salarial para as (os) Assistente Sociais de R$ 3.720,00 e jornada de trabalho de 30h semanais.

Comments

?">RSS'); document.write(' ?max-results=5">Featured Post 7'); document.write(" ?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");
?">RSS'); document.write('?max-results=5">Featured Post 6'); document.write("?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");
?">RSS'); document.write('
?max-results=5">Featured Post 8
'); document.write("

Powered by Postrank

?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Sponsors

www.e-referrer.com
?max-results=10">Content left'); document.write(" ?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Notice


dicionário de português

Pages


Assinantes

Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários
?max-results=10">Content left'); document.write("
Assinantes

Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários
?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Text

Category

Popular Posts

Blog Archive

Followers

?max-results=10">Content left'); document.write(" ?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");