Educação não é fast-food: entidades discutem novas estratégias para campanha

Seminário sobre qualidade da formação, no próximo 29/6, é uma delas. Veja os outros indicativos
GT de Trabalho e Formação se reuniu durante todo o sábado (28/5) para discutir novas estratégias da campanha (foto: Rafael Werkema)


No sábado, 28 de maio, o GT de Trabalho e Formação, composto por representantes do CFESS, CRESS, ABEPSS e ENESSO, se reuniu na sede do Conselho Federal para avaliar e discutir a campanha "Educação não é fast-food: diga não para a graduação à distância em Serviço Social", que está no ar há pouco mais de 15 dias e vem repercutindo por todo país pela crítica que faz à política de educação superior brasileira.

O grupo de trabalho, designado pela Portaria CFESS nº 12/2011 (clique para ler), analisou todos os comentários, críticas, elogios e sugestões que as entidades vêm recebendo, tanto pelo e-mail quanto pelas redes sociais, e, com isso, apontou novas estratégias para a campanha.

Uma delas é fazer com que as denúncias sobre a precariedade dos cursos de graduação à distância em Serviço Social cheguem às autoridades, no caso específico, ao Ministério da Educação.

Além disso, as entidades representativas da categoria divulgarão, em breve, respostas às críticas que os/as estudantes de graduação à distância vêm expressando em relação à campanha.

Outro ponto de pauta foi o indicativo de propor a realização audiências públicas nas esferas municipal, estadual e nacional, para debater o tema do ensino superior no Brasil.

Entretanto, a definição mais importante do dia foi a confirmação de realização de um grande seminário, em Brasília, sobre o tema. E o evento já tem nome e data: Seminário Nacional em Defesa da Educação com Qualidade – a Graduação à Distância em Debate, que será realizado no dia 29 de junho.

O grupo de trabalho atualizou ainda o Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior.

Repercussão é fundamental para o debate
O GT avaliou que a grande repercussão que a campanha tem causado, pela maneira provocativa que ela aborda o tema, é fundamental para ampliar o debate, que deve estar no topo da agenda da mídia e da sociedade: a maneira como o Estado vem tratando o ensino superior no país. "Ao invés de se investir na construção de novas universidades, presenciais e públicas, em todas as regiões do país, privatiza-se e mercantiliza-se a educação, deixando nas mãos de empresários a educação superior brasileira. E na lógica capitalista, o que interessa para esse grupo é o lucro e não a qualidade, e os prejuízos recaem sobre os/as estudantes e à sociedade", observaram os/as participantes da reunião.

Um não ao preconceito
"Discriminatória é a política brasileira de ensino superior, profundamente mercantilizada, que não permite que todos os/as cidadãos/ãs do país tenham acesso a uma universidade pública, presencial e de qualidade; que vende a falsa imagem de democratização e expansão do ensino", afirma o CFESS Manifesta divulgado em 25/5/2011.

Por esse motivo, o GT se debruçou sobre algumas críticas que chegaram ao CFESS acerca da campanha. E na avaliação do grupo de trabalho, a campanha se apresenta profundamente afinada com os princípios fundamentais do Código de Ética do/a Assistente Social, visto que os argumentos e posicionamentos do Conjunto CFESS-CRESS, ABEPSS e ENESSO expressam a defesa da equidade e da justiça social, assegurando a universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais – neste caso, a defesa da universalidade de acesso à política social de educação que garanta ensino superior público, presencial e de qualidade.  Expressam também o compromisso da categoria com a qualidade dos serviços prestados à população, já que a defesa da formação de qualidade indica maiores possibilidades de qualidade no exercício da profissão.

Seminário nacional
Segundo o GT de Trabalho e Formação, o Seminário Nacional em Defesa da Educação com Qualidade vai ser fundamental para ampliar o debate. O evento será realizado pelo Conjunto CFESS-CRESS, ABEPSS e ENESSO, em parceria com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES – SN), e debaterá a graduação à distância no Brasil e os rumos do ensino superior no país.

O evento estará aberto para a participação de todos/as: assistentes sociais, educadores/as, estudantes de Serviço Social, militantes entre outros.

A data já está definida: 29 de junho. Outras informações acerca do local, inscrições, etc. serão disponibilizadas nos próximos dias no site do CFESS.

Leia o CFESS Manifesta especial "Educação não é fast-food"

Conheça a campanha, monte seu lanche, assista ao vídeo e compartilhe com seus amigos/as!

Veja a Portaria CFESS nº 12/2011, que designa os integrantes do GT Trabalho e Formação

E relembre:

CFESS Manifesta Educação não é fast-food: Documento fornece mais subsídios para o debate que está no topo da pauta do Serviço Social

Conjunto CFESS-CRESS, ABEPSS e ENESSO lança campanha "Educação não é fast-food"
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG - 11732
Assessor de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembrem-se: comentários anônimos não podem ser respondidos.
Caso necessite, entre em contato com a gente via e-mail ou clique aqui

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Connect With Us

Text Widget

Archive

Labels

Links

?">RSS'); document.write('
?max-results=5">Featured Post 1'); document.write("?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Advertise

Com cerca de 82 mil profissionais em todo o Brasil, a PL 5278/2009 prevê a fixação de um piso salarial para as (os) Assistente Sociais de R$ 3.720,00 e jornada de trabalho de 30h semanais.

Comments

?">RSS'); document.write(' ?max-results=5">Featured Post 7'); document.write(" ?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");
?">RSS'); document.write('?max-results=5">Featured Post 6'); document.write("?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");
?">RSS'); document.write('
?max-results=5">Featured Post 8
'); document.write("

Powered by Postrank

?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Sponsors

www.e-referrer.com
?max-results=10">Content left'); document.write(" ?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Notice


dicionário de português

Pages


Assinantes

Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários
?max-results=10">Content left'); document.write("
Assinantes

Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários
?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Text

Category

Popular Posts

Blog Archive

Followers

?max-results=10">Content left'); document.write(" ?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");